segunda-feira, 15 de outubro de 2012


Olá! Sejam todos bem vindos ao meu blog. Vamos discutir um pouco sobre o Currículo Escolar? Qual sua função e importância na escola? Essas e outras dúvidas que tentarei esclarecer. Boa leitura.
O currículo pode ser definido como um conjunto de matérias ministradas dentro da escola, de forma organizada e sistematizada. “(...) O currículo é uma construção permanente de práticas, com significado marcante cultural social, e um instrumento obrigatório para a análise e melhoria das decisões educativas.” (Pacheco, 1996).
A partir dos anos de 1960 e 1970, surgiram novas formas de pensar sobre o currículo, e os chamados Níveis de currículo, que são: Currículo Formal, Oculto e Real. Níveis que ajudaram a melhor identificar e diferenciar os níveis de aprendizagem dos alunos. Irei A seguir descrever cada um para melhor entendimento.
O currículo formal é aquele estabelecido pelo sistema de ensino, prescrevendo as diretrizes institucionais, como a dos Parâmetros Curriculares.  “currículo formal designa o plano de ensino-aprendizagem – nos seus objetivos, conteúdos e atividades – expressamente definido para promover aprendizagens explícitas, o qual constitui obrigação formal do professor implementar e se traduz, concretamente, no horário letivo de alunos ou professores e no cumprimento de programas estabelecidos” (Ribeiro, 1990).
O currículo Real é o que efetivamente se passa na sala de aula, é o desenvolvimento das atividades criadas pelo sistema de ensino, pondo assim em prática todos os projetos criados pelo Projeto Político Pedagógico da escola.
O currículo Oculto pode ser definido por tudo o que o aluno aprende no meio social onde vive, através de comportamentos, atividades e suas práticas.
“O conceito de currículo oculto designa, simultaneamente, dois aspectos: por um lado, aquelas práticas e processos educativos que induzem resultados de aprendizagem não explicitamente visados pelos planos e programas de ensino e que apenas se indiciam, por não serem ainda totalmente conhecidos; por outro, refere-se a efeitos educativos que a educação escolar parece favorecer, como uma espécie de subproduto do currículo formal, respeitantes sobretudo à aquisição de valores, atitudes perante a escola e matérias escolares, processos de socialização, de formação moral…” (Ribeiro, 1990).
Por fim, o currículo foi desenvolvido para a melhor organização das atividades escolares, é de suma importância que seja usado para orientar o professor como e quando aplicar as atividades contidas no projeto da escola. Vimos que existem os níveis de currículos, as diferenças entre cada um, e sua importância para a aprendizagem da criança. São varias formas de currículo, porém todos com o objetivo de formação da criança sejam na formação moral, na socialização desse aluno, para atuar não só no mercado de trabalho mas como cidadão ativo em sociedade. Caso tenham algo a mais a acrescentar fiquem a vontade para postarem suas opiniões sobre o assunto.

Caso queiram se aprofundar mais no assunto cliquem no link abaixo:

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